Sou Nayara leite, aluna do 9º do Ensino Fundamental II no Colégio Ômega. Pretendo atuar na área de Arquitetura. Fiz este Blog a pedido do meu professor de Empreendedorismo (Prof. Esp. Flávio dos Santos). Meu objetivo é informar tudo que for possível sobre a profissão que quero exercer.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Dez livros sobre design de interiores e arquitetura que você precisa ler


Livros são sempre boas fontes de inspiração. Para quem gosta de arquitetura e design de interiores, há inúmeras publicações que ajudam muito na hora que precisamos decorar a sala, reformar o apartamento ou mesmo construir a casa. São de fato, ferramentas úteis que devem ficar ou na mesa de cabeceira ou na mesa de centro. Algumas dessas publicações são ricamente ilustradas e fazem com que os leitores embarquem em uma viagem com passagem só de ida. Quem experimenta uma vez não quer mais largar. Passa a enxergar o mundo ao seu redor com óculos novos, que permitem ver a beleza e o bom gosto onde outros apenas veem objetos e construções. Algumas publicações ajudam a entender que as cidades são como organismos vivos. Somos parte delas e, portanto, somos responsáveis por elas.




É por isso que o Blog do Casa apresenta uma seleção de 10 livro sobre arquitetura e design de interiores que você precisa ler. Alguns deles são recomendados por profissionais da área, outros estão nas principais listas de revistas especializadas. Aproveite as férias e embarque nessa viagem.

“Cidades para um pequeno planeta”
Trata da deterioração das cidades pelo pensamento focado exclusivamente no aspecto econômico e no lucro. A publicação mostra como, apesar de termos tecnologias e materiais tão avançados, construímos cada vez mais edifícios com baixa qualidade. O autor trata a cidade como um organismo vivo e chama à reflexão de que a cidade sustentável vai além dos objetivos físicos e econômicos, mas também deve atender objetivos sociais, ambientais, políticos e culturais tão complexos quanto a própria sociedade.

Autor: Philip Gumuchdjian e Richard Rogers |Editora: Gg
Dica da arquiteta Soraya Brixi







Os olhos da pele
Este livro fala da arquitetura como um elemento multissensorial em oposição à ideia de ser somente um instrumento de funcionalidade. Nela, prevalece apenas o sentido da arte visual nos edifícios. Essa redução leva à privação da experiência sensorial já tão evidente em um mundo tão evoluído e tecnológico, ao contrário do que o autor defende na publicação. Como ele mesmo diz: “Cada cidade tem seu eco que depende do padrão e da escala de suas ruas e das matérias e estilos arquitetônicos predominantes”. A arquitetura vai muito além de criar meros objetos de sedução visual.

Autor: Juhani Pallasmaa, um arquiteto finlandês | Editora: Bookman
Dica da arquiteta Soraya Brixi





Antoni Gaudí
Coletânea com os principais trabalhos do catalão Antoni Gaudí, criador de edifícios com uma arquitetura própria, cheia de cores e com formas audaciosas. Ele tornou a cidade de Barcelona única ao projetar a Casa Batlló, o Parque Güell e a inacabada Sagrada Família, entre outros projetos. Na capital da Catalunha, o famoso mestre da arquitetura produziu quase todas as suas obras, incluindo moradias para a burguesia. A publicação reúne um estudo abrangente de toda a sua carreira, apresentando suas obras completas através de textos e ilustrações.

Autor: Judith Carmel-Arthur Editora: Cosac Naify
Dica da designer de interiores Renata Ciccarini






Residências em São Paulo 1947-1975
O livro é uma monografia fotográfica sobre 43 residências projetadas por arquitetos e construídas em São Paulo durante o período de 1947 a 1975. São casas que representaram a principal corrente da vanguarda de arquitetura residencial da cidade. No livro, o estudo de cada casa é formado por planta de situação; desenhos técnicos com plantas e cortes; fotos; ficha técnica; e descrição do partido adotado. As casas foram ordenadas nas décadas de 1950, 1960 e 1970, que são precedidas por uma interpretação geral sobre a produção arquitetônica do período para facilitar a apreciação pelo leitor dos documentos apresentados.

Autora: Marlene Milan Acayaba | Editora: WMF
Dica do arquiteto e paisagista Vinícius Alano




Paulo Mendes da Rocha
O livro traz um recorte da produção do arquiteto, selecionado por ele mesmo: residências, espaços públicos, comerciais e intervenções urbanas. Paulo é uma das maiores referências para a arquitetura. No livro, além de conhecer mais o arquiteto, o público poderá encontrar várias referências para futuros projetos.

Autora: Daniele Pisani | Editora: GG







Saber ver a Arquitetura
Para ensinar, conhecer e ver a arquitetura, é preciso, antes de tudo, uma clareza de método e é isso o que o autor traz. A presente contribuição pretende resumir e esclarecer os resultados mais recentes da crítica especializada que pressupõe um imenso trabalho desenvolvido pelos estudiosos anteriores, e reúne tudo aquilo que, com inteligência e tenacidade, foi por eles semeado.

Autor: Bruno Zevi |Editora: WMF Martins Fontes
Dica da arquiteta e urbanista Ana Carolina Montiel







The Selby
Fotógrafo e ilustrador, Todd Selby começou em Junho de 2008 a tão comentada saga do The Selby, domínio que explora os espaços excêntricos de amigos em seu habitat natural. Andando pelo mundo, ele invade casas para fotografar seus espaços mais inusitados. O que todos os ambientes têm em comum é a personalidade de seus donos. Diversos artistas, designers, estilistas e chefs de cozinha apareceram na publicação. O foco de Todd se volta para os detalhes inspiradores que cada ambiente oferece, explorando ângulos que nenhuma revista de decoração faria.

Autor: Todd Selby | Editora: Harry N. Abrams
Dica da arquiteta e urbanista Ana Carolina Montiel






Arquitetura sob o olhar do usuário
O livro explica os conceitos dos projetos arquitetônicos voltados para as pessoas que vão usufruir de um ambiente, seja ele uma empresa, seja ele um hospital. Avaliando tantos projetos como edifícios já construídos, os autores de Arquitetura sob o olhar do usuário explicam como adotar a perspectiva das pessoas em diferentes fases de um empreendimento, com indicativos de etapas importantes – testar um projeto, apurar a qualidade e até mesmo compreender o efeito ambiental sobre a saúde e sobre o bem-estar. Divida em seis capítulos, a obra combina conhecimentos teóricos e prática.

Autor: Theo Voordt | Editora: Oficina de Textos






Dicionário de Artes Decorativas e Decoração
Os objetos de uma casa, escritório ou espaços públicos podem ter um perfil funcional que é acrescido de um valor ornamental definido por padrões de apreciação específicos do grupo que está a observá-lo. Quando a função de tais artefatos deixa de ser apenas utilitária, e a ela se somam finalidades de natureza simbólica, entre as quais fazer despertar êxtase pela apreciação da graça de sua forma, aí se está a falar de arte decorativa. Assim, o “Dicionário de artes decorativas & decoração de interiores” procura estabelecer uma síntese dos diversos elementos que compõe a história das artes decorativas, a partir dos objetos, tomados quase como seres, permanentes testemunhos do gesto e do tempo do homem. Este dicionário oferece 1.755 verbetes e 716 ilustrações, dando destaque aos assuntos como mobiliário, cerâmica, vidro, tapetes, etc.
Autor: Stella Moutinho | Editora: Lexikon





Cores para interiores
A publicação centra-se na cor e em como tirar o maior proveito dela em espaços reduzidos. Nela, os leitores poderão recorrer às ideias da obra, com o auxílio de ilustrações, quando tiverem de tomar decisões acerca da decoração.

Autor: Simone Scheleifer | Editora: Kolon/Paisagem






Fonte: http://www.casapark.com.br/ (acessada em 03/11/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário